sexta-feira, agosto 21, 2009


1 comentário:

Armando Pinto disse...

Embora fora do contexto, não resisto a transcrever algo que li hoje num blog chamado Reino do Dragão (que não é meu, entenda-se, e julgo até ser novo)- sobre o livro do Fernando Mendes, Jogo Sujo , no qual se revela:
«Afirma-se sportinguista, que odeia o Benfica e que tem o FCP no coração, pois para além de ter sido nas Antas que conheceu os seus melhores dias como atleta, encontrou lá uma verdadeira família. Como qualquer jogador, trabalhador e ciente das suas obrigações, que passou pelo FCP, este reconhece e agradece o tempo que por lá passou. Isto para além de confessar que recebeu ameaças de morte por parte do então presidente do Sporting, Sousa Cintra, e de dar a conhecer como divertidos e muito frequentados eram os estágios do Benfica.
Mas a parte que parece ter causado mais controvérsia, por estranho que possa parecer, nem foram as ameaças de morte, foi quando admite que tomou doping. O que foi mais uma vez aproveitado pela imprensa da capital para querer associar aos Dragões. Facto que foi desmentido por Fernando Mendes, e que tais insinuações só podem ser feitas por quem não leu o livro ou então é mal intencionado. Ele diz claramente que jogava nesse clube quando representou a selecção, ora quando jogou no Porto o Fernando nunca jogou pela equipa das Quinas.
Facto interessante é também aquele em que ele relata que foi abordado por dois jornalistas para assinar pelo clube da luz (estranho é considerar Leonor Pinhão como jornalista), o que vem confirmar a falta de ética e de isenção por parte de alguns meios de comunicação social.

Ficam aqui algumas frases retiradas do livro.
"O Sousa Cintra ligou cá para casa e disse-me que punha uma bomba no teu carro se fosses para o Benfica."
"... pude conhecer a diferença de trabalho que existe entre os clubes do norte e os emblemas do sul. Mais exigências, mais sacrifício e menos brincadeira."
"...vi o outro lado da força, a disciplina rigorosa, o profissionalismo severo."
(referente ao FCP)
"No Porto, a filosofia de vitória resiste a todos as transformações."